Vereadores apontam necessidades na estrutura funcional e operacional do Hospital municipal de Nova Alvorada do Sul

Por Carlos Luquetti 13/04/2019 - 09:11 hs

Vereadores apontam necessidades na estrutura funcional e operacional do Hospital municipal de Nova Alvorada do Sul
Foto: Arquivo/Nova Alvorada News

Sem dúvida alguma, a área da Saúde continua sendo uma das prioridades da população, principalmente dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que são assistidos pela unidade hospitalar local e que dependem de uma estrutura funcional e operacional que possa atender as suas perspectivas com qualidade, conforto, higiene e que todos possam estar empenhados em aplicar os princípios do atendimento humanizado, para tanto, necessário se faz que o Poder Público tenha uma atenção especial neste sentido.

Sugerir os meios para melhorar o atendimento público no Hospital Francisca Ortega, bem como, seus trabalhos internos, é uma das atribuições dos edis, que como representantes do povo, fazem a ponte comunicacional entre os munícipes e os Poderes, assim sendo, o Vereador Israel Gomes de Souza (PSD) esteve solicitando as esferas competentes da municipalidade à troca dos assentos destinados a espera dos pacientes na recepção do Hospital Francisca Ortega.

Na Tribuna da Casa de Leis, Israel disse ter recebido muitas reclamações de populares que muitas vezes se dirigem ao hospital por problemas de saúde e não contam com as mínimas condições de conforto para aguardar atendimento médico/hospitalar.

“Muitas vezes as pessoas já em estado adoentado, sofrem mais um pouco pela falta de conforto e comodidade, tornando sua passagem pela unidade de saúde muito desgastante ao ficar por minutos e até horas em cadeiras de plástico enrijecido (muito dura) e até quebradas para acomodar pessoas. Peço extrema urgência na troca das referidas cadeiras por (almofadadas) tanto no assento como no encosto para proporcionar um pouco mais de conforto durante a espera por atendimento”, citou o Vereador.

Contratação de mais servidores ao hospital

Por outro lado, a Vereadora Jane Olmedo Barrios (PSDB) também esteve legislando em prol de melhorias ao hospital municipal, oportunidade em que reivindicou a contratação de mais enfermeiros e agentes de limpeza.

“Observamos que é muito grande a demanda de atendimentos na unidade hospitalar, com internações, consultas, medicação, ortopedia com a realização de talas, gessos, triagem, além dos pacientes em observação e emergência, razões estas que creio ser o quadro de enfermeiros insuficiente, assim como, o quadro de servidores da limpeza que em face de estrutura e ações deva estar aquém das necessidades, pois existem somente 03 funcionários por dia.”, disse a Vereadora.

“Precisamos de um melhor atendimento dentro do hospital, a recepção necessita ser revitalizada para proporcionar mais conforto e a parte funcional e operacional interna também precisa de cuidados especiais e mais servidores, pois a limpeza hospitalar é algo muito sério por conta das infecções, higienização e por isso solicitamos que tais providências sejam analisadas pelo Poder Executivo”, disseram.